Antes de ser especialista em Marketing Digital, pratique o Marketing básico.

 

Muita gente vive se sentindo atrasado em relação ao Marketing Digital, porque as novidades chegam aos montes, diariamente. Aí estudam já sabendo que é só o início, e começam a praticar já sabendo que têm muito a melhorar. Até aí tudo bem.

 

Mas te pergunto: por que essa sede pelo poder do Marketing Digital, se a maioria de nós não faz nem o Marketing básico ainda?

 

E aqui me refiro a ações de Marketing, Endomarketing e Atendimento, que encantam os clientes e os colaboradores, não só aos tradicionais 4 Ps do Marketing. Sem me aprofundar nas teorias e definições desses grandes poderes, quero refletir com você sobre questões simples que ainda não são praticadas por muitas empresas e profissionais.

 

O bom atendimento ainda é um diferencial.

 

Por exemplo, sempre ouço dizer que o bom atendimento é uma obrigação de qualquer empresa, mas, infelizmente, ainda é um diferencial! Quem nunca ouviu relatos emocionados de amigos e parentes contando como foram bem atendidos em um determinado local.

 

Basta espiarmos nas redes sociais e no LinkedIn empresas que se destacam por suas ações simples de atendimento, que viralizam na Internet, simplesmente porque as outras não fazem.

 

Tratamos o colaborador como o nosso principal cliente? De verdade?

 

Também escuto muito que o nosso principal cliente é o colaborador, mas, na prática, sabemos que ainda não funciona assim na maioria das empresas.

 

Por exemplo, o que custa para o dono da empresa parabenizar pessoalmente o colaborador pelo seu aniversário? Por isso, quando ele tira foto com a mais nova recepcionista, que antes fazia parte do time da limpeza, vira notícia. Acompanhei isso recentemente no LinkedIn.

 

O diferencial ainda mora na simplicidade.

 

. Tenho o contato de um motoboy que envia pelo WhatsApp o seu “Bom Dia” todo santo dia. Muitos devem achar ele um chato (aí é só bloquear), mas muitos devem lembrar dele no dia em que precisam dos serviços que ele oferece. Simples assim! O que custa?

 

. Mais uma dica simples que muita gente continua errando: quando você for falar com alguém e tiver que escrever o nome da pessoa (pelo WhatsApp, e-mail, redes sociais etc), escreva o nome corretamente. Ninguém gosta de ver seu nome escrito errado, não é verdade?

 

. Muita gente espera o CRM ser implantado na sua empresa para começar a agradar aos clientes. Em muitos casos, uma planilha de Excel e um banco de dados atualizado resolveriam a questão. Se você é empreendedor e está começando agora, mais fácil ainda. Você tem total controle, mas precisa querer se organizar pra fazer a diferença na vida do seu público.

 

O que quero dizer, simplificadamente, é que, muitas vezes, ficamos procurando formas elaboradas para estarmos presentes na vida do nosso público, mas esquecemos de fazer o básico. Aquelas coisas simples que não custam dinheiro e nem muito tempo, mas que dão resultados maravilhosos.

 

Não quero dizer que o Marketing Digital é dispensável, sei bem de todas as vantagens de adotá-lo. Mas, antes de nos especializarmos nas suas técnicas, podemos e devemos fazer o básico do Marketing e do atendimento.

 

Mais algumas dicas de ações simples e lindas de se ver:

 

. Comunique-se com gentileza com seus colaboradores e com o seu público. Evite mal entendidos pelo WhatsApp, por exemplo, onde um ponto de exclamação e uma palavra em CAIXA ALTA pode gerar mil e uma interpretações diferentes, nem sempre positivas;

 

. Ouça as críticas e reclamações dos clientes e resolva-as uma a uma, custe o que custar. É isso que faz a diferença;

 

. Se importe com o que seus colaboradores e clientes se importam. O aniversário é uma das coisas mais simples e fáceis de marcar presença (e a data em que nos sentimos mais especiais). Tenha essa informação e cumprimente seus colaboradores pessoalmente. No caso dos clientes, cumprimente-os virtualmente e lembre-se também do aniversário da empresa deles.

Não espere ele postar nas redes sociais;

 

. Responda os comentários nas redes sociais, por mais celebridade que você ou a sua empresa possam ser.

 

 

Então, antes de falarmos em Marketing Digital, façamos o básico. O público, os clientes e o mundo agradecem!

 

Comente aqui se você tiver mais dicas de ações simples de Marketing e Atendimento.

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