Como decorar cozinha: 7 dicas para ter uma cozinha confortável

Não existe a tendência de comida confortável? Então, as cozinhas também estão aderindo a essa onda, transformando-se em um lugar gostoso de ficar por horas a fio, seja cozinhando, comendo ou até mesmo trabalhando ou relaxando. Mas quando se pensa em como decorar cozinha, muitas dúvidas surgem na cabeça. Desde o que colocar na bancada até como enfeitar a mesa. As cozinhas podem ser de diferentes tamanhos e estilos, mas todas pedem um cuidado na hora de decorar, afinal, é o coração da casa!

 

O ideal é não pode ter coisas demais e nem de menos, a medida certa é aquela que inclui objetos funcionais, ou seja, coisas que são úteis e práticas no preparo das refeições, e objetos sentimentais, aqueles que têm significado para a família, que contam histórias e ativam as melhores lembranças. Coisa boa isso tudo misturado, não é?

 

Agora vamos às dicas de como decorar cozinha na prática. Vem junto!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica 1. Minimalismo, que nada!

O minimalismo, estilo de decoração que tanto se fala ultimamente, anda passando longe das cozinhas. Mas nada contra. O que está em alta agora é a personalização, através de objetos de estimação, de livros, louças expostas, com aquelas coisinhas que são a cara da família ou de quem mora na casa. Exemplos existem inúmeros: livro de receitas, tábuas, porta talheres, faqueiro, tudo o que um dia ficou escondidinho no armário agora ganhou liberdade e destaque na decoração da cozinha!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Flores, frutas e legumes expostos, porta-retratos, eletrodomésticos como decoração, panelas à mostra, pano de prato estiloso, espaço para vinhos (se vocês gostam), geladeira retrô ou vintage, fotos na parede, guardanapo de crochê (que a sua vó ou mãe fez) pendurado na geladeira, ímãs de geladeira que vocês trouxeram de viagens, tudo isso expõe, comunica a personalidade e os gostos das pessoas que moram e vivem a casa e a cozinha, convida a estar junto, cria um clima agradável e aconchegante etc, etc e etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica 2. Conforto também entra na cozinha!

Sabe aquela cozinha da sua avó onde todo mundo ficava conversando e petiscando? Você nunca esqueceu, não é mesmo? Fogão a lenha, mesa grande e cheirinho de comida boa, hummm, dá até água na boca! Tudo isso faz parte de uma cozinha confortável. Mesmo as cozinhas pequenas podem ter essa característica, por que não?

Para isso, temos algumas sugestões bem simples:

 

  • Tapete – não somente aquele tapete estreito abaixo da pia, mas um tapete gostoso sob a mesa ou no meio da cozinha, dependendo do tamanho do local;

  • Abajour ou luminária de chão – para dar aquele toque de aconchego que tanto gostamos;

  • Almofadas nas cadeiras ou em algum cantinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica 3. Cozinha para trabalhar

Se a sua cozinha for um pouco maior, use e abuse dela! Crie um espaço para trabalhar ou somente para usar o computador. Quanto mais utilidades a sua cozinha tiver, mais aproveitada ela será. Muitas casas não têm um espaço próprio para isso, um cantinho de Home Office, por isso, se a sua cozinha lhe der essa oportunidade, abrace-a e aproveite bem!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica 4. Cozinha para relaxar

Em volta da mesa, você pode optar por um sofá grande ou uma poltrona em algum cantinho disponível. Quanto mais aconchegante for a sua mesa de jantar, mais tempo as pessoas vão querer estar ali, aproveitando a companhia da sua família. No corre-corre do dia a dia, uma cozinha que convida a união para fazer parte da rotina e das refeições agrega valor não só à casa, como também à família.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na foto: Cadeira Bertoia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na foto: Cabideiro Hang it All

 

Dica 5. Objetos retrô ou vintage

Muita gente tem dúvida de como decorar cozinha porque tem medo de misturar os estilos e errar na decoração. Mas felizmente a moda é juntar elementos de vários estilos para compor uma decoração rica e harmoniosa. Aproveite essa tendência e sinta-se livre para criar a sua cozinha perfeita, do seu jeito e com a sua cara.

 

Uma ideia que vem dando o que falar é usar a geladeira e/ou o fogão no estilo retrô ou vintage para dar uma quebrada no visual da cozinha. Combina muito com uma cozinha mais clássica, porque, nesse caso, esses objetos se sobressaem e chamam ainda mais a atenção. Não tem como ficar indiferente, não é mesmo?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica 6. Poucas ou muitas cores?

Se você tem um estilo mais discreto e prefere cores mais neutras, opte por uma paleta mais sóbria e clara, como o branco e o bege ou tons da mesma cor. Se a cozinha tiver eletrodomésticos mais modernos, o cinza e o branco fazem uma dupla imbatível. Mas se você gosta de ousar e misturar, escolha cores mais variadas ou apenas não se preocupe com isso e vá compondo conforme for comprando os objetos de decoração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem tem uma cozinha de etilo moderno, o cinza e o branco são cores constantes e dão um ar de classe e sofisticação ao lugar. E o melhor de tudo é que são cores que não cansam a visão, não precisando ser trocadas por muito tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica 7. Detalhes tão pequenos… e tão importantes!

Se pudéssemos dar uma única dica de como decorar cozinha, falaríamos para você ficar atento aos detalhes. Isso porque eles fazem uma enorme diferença no todo da decoração.

Alguns exemplos: uma plantinha que você cuida com todo o carinho, um vidro de bolachas que foi a primeira coisa que você comprou para a decoração, antes mesmo de a sua casa ficar pronta, um porta temperos que você ama, um banco que foi dos seus pais, uma leiteira antiga que você garimpou em um brechó, enfim, todos os objetos escolhidos por você para fazer parte da decoração da sua cozinha têm um significado e deixa esse lugar ainda mais especial. Use-os sem moderação!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na foto: Banqueta Eames DSW

 

Esses detalhes, em conjunto, são capazes de dar uma identidade única para a sua cozinha, ou seja, eles têm muito mais poder do que podemos imaginar!

 

Então, curtiu as nossas dicas de como decorar cozinha? Ponha todas essas ideias no liquidificador e decore com o coração! Não tem erro!

 

Boa sorte!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

BELEZA
CASAMENTO
CONTABILIDADE
DECORAÇÃO
EMPREENDEDORISMO
INDÚSTRIA
Mostrar Mais

Copyright© 2017 RedaçãoWeb

 (51) 99240.1288

 oficialredacaoweb