Adapte sua casa para a melhor idade

Uma casa geralmente acolhe moradores de todas as faixas etárias, inclusive muitos vivendo a plena fase da melhor idade. Como todos sabem, a população está vivendo cada vez mais e, por isso, as casas devem ser adaptadas para que os idosos tenham o máximo de independência possível. Independência gera bem-estar, que, consequentemente, prolonga ainda mais a vida dessas pessoas que amamos tanto e que, afinal, cuidaram de nós quando precisamos.   

 

Atualmente, existem inúmeras formas de se adaptar uma moradia às necessidades dos idosos. Acessórios e móveis diferenciados, principalmente no banheiro, já auxiliam bastante dentro desse propósito. O banheiro é o cômodo da casa onde costumam haver mais acidentes com idosos. São muito comuns quedas durante o banho e, nessa faixa etária, uma queda pode levar a outros problemas mais graves. E isso é tudo o eu queremos evitar, não é mesmo?

 

Por isso, separamos algumas dicas para que a sua casa receba de braços abertos os vovôs e as vovós. Confira:

 

No banheiro: sanitários mais altos e largos; seguradores nas paredes do box, cadeira ou apoio para a pessoa sentar-se enquanto toma banho; seguradores próximos ao sanitário e à pia; acesso livre ao box, sem degraus ou porta; pia mais alta para encaixar a cadeira de rodas. Dica: evite colocar tapetes no banheiro, inclusive no box, para evitar que a pessoa escorregue.

 

 

 

 

 Fontes: www.decoracaodebanheiros.net.br; www.delas.ig.com.br; www.hagah.com.br; www.imoveisnatv.com.br

 

Na cozinha: é importante que o idoso tenha livre acesso à pia e à mesa, sem degraus ou armários em baixo. Além disso, se possível, adapte os armários para que sejam alcançados pela pessoa, sem ela ter que pedir aos outros. Essa é uma dica que não se adequa se o idoso não tiver mais condições de fazer as coisas sozinho, por algum motivo.

 

 

 

Fontes: www.archestudio.wordpress.com; www.jornalggn.com.br

 

Na escada (se houver): se a sua casa possui uma escada, é imprescindível que ela tenha apoios, de preferência, nos dois lados da parede. Mesmo assim, a melhor opção ainda é um elevador (isso se a sua casa tiver estrutura e espaço para ele).

 

 

Fonte: www.setorvidreiro.com.br

 

Na sala: se o idoso não precisar de cadeira de rodas, é ideal que o sofá ou poltrona seja mais alto e com o encosto mais reto, para acomodar a coluna de forma correta.

 

Dicas gerais: deixe a casa sempre bem iluminada, arejada e devidamente limpa. Evite tapetes, objetos pelo chão e na escada e móveis atrapalhando a passagem. E não se esqueça que paciência e compreensão também são sempre bem-vindos, e que, além dos cuidados de sempre, os idosos precisam de muito amor e carinho.

 

Até a próxima!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

BELEZA
CASAMENTO
CONTABILIDADE
DECORAÇÃO
EMPREENDEDORISMO
INDÚSTRIA
Mostrar Mais

Copyright© 2017 RedaçãoWeb

 (51) 99240.1288

 oficialredacaoweb