Você já pensou em ser um empreendedor digital?

A maioria das pessoas algum dia já pensou em ser um empreendedor, ter seu negócio, ser dono do próprio nariz. Mas pouca gente sabe que uma das grandes oportunidades que está se abrindo na era da Internet é o empreendedorismo digital.

 

 Segundo pesquisa divulgada em janeiro de 2014 pela Revista Exame – O empreendedor digital no Brasil – os tipos de negócios digitais mais escolhidos pelos empreendedores são: Serviços (33%), Aplicativos (30%), E-commerce (29%) e outros (8%). Um dado interessante revelado pela mesma pesquisa foi que 43% dos empreendedores digitais já trabalham exclusivamente no seu negócio. Isso mostra que é cada vez mais possível criar um negócio digital e viver somente dele.

 

Mas vamos falar mais sobre os tipos de negócios digitais existentes, para que você escolha um ou vários que combinem com o seu perfil.

  • Venda de serviços

Independentemente do tipo de serviço oferecido, nessa modalidade de negócio, o produto é você mesmo. Você estará vendendo, através da Internet, um serviço que você oferece, ou seja, é do seu tempo que estamos falando. Sendo assim, muito cuidado na administração do seu tempo. Ofereça somente os resultados que você tem condições de cumprir.

 

  • Venda de produtos físicos

O e-commerce é um canal a mais para as empresas que já têm pontos de venda físicos e também pode ser o único canal de vendas para quem pretende começar um negócio sem grandes investimentos iniciais.  Mesmo nessa opção, a marca deve ser uma preocupação constante, pois ela precisa ser bem planejada e cuidada para que a imagem da empresa seja confiável, ainda mais no ambiente digital, onde as pessoas procuram confiança e credibilidade pra comprarem.

 

  • Infoproduto

É a informação digital vendida ou disponibilizada, de forma gratuita, através da Internet. Os clientes compram o infoproduto e fazem download do arquivo. Os tipos mais comuns de infoprodutos são os e-books ou livros eletrônicos. Apostilas de cursos e softwares também são infoprodutos bastante comercializados pela Internet. Está aí um nicho que vem crescendo absurdamente nos últimos anos. E a razão é que qualquer pessoa pode criar um infoproduto, basta colocar o seu conhecimento em um arquivo (em PDF ou m vídeo) e oferecer na Internet. Por exemplo, se você é personal trainer, você pode criar um e-book com dicas de exercícios para gestantes e divulgá-lo em sem seu blog ou site. Você define um valor e quem estiver interessado adquire o produto através do PagSeguro ou outros sites especializados em cobranças via cartão de crédito, de débito e boleto bancário. Você providencia a entrega e está feita a transação. Simples, não é mesmo?

 

 

Essas novas formas de comercialização via Internet abrem inúmeras possibilidades de, além de aumentar o seu mercado, diversificar o seu negócio, oportunizando novos meios de ganhar dinheiro. Por que não pensar nessa possibilidade?

 

Acompanhe mais dicas nos próximos artigos.

 

Até a próxima!

 

 

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