Os 7 mandamentos para escolher a roupa de noivo

A roupa de noivo não é um bicho de sete cabeças, como muitos deles acreditam. Essa tarefa pode ser bem mais simples e menos traumática se o noivo seguir os 7 mandamentos para escolher a roupa de noivo criados para guiar os noivos nessa decisão tão importante de suas vidas. Confira.

 

 

1º mandamento: Não deixarás para a última hora.

Para garantir acesso às melhores opções de trajes, é indicado que o noivo vá a uma loja com antecedência de pelo menos 1 mês. Assim, ele terá mais opções para escolher e pode reservar o seu traje com tranquilidade. Se ele optar por mandar fazer o seu terno, é melhor que ele o encomende e tire as medidas com mais tempo de antecedência, dependendo do prazo que cada estilista ou alfaiate determinam para confeccionar a roupa.

 

 

2º mandamento: Não temerás a diversidade de opções de trajes para noivos.

As opções estão, a cada ano, mais diversificadas, mas isso não é motivo para pânico. Pelo contrário, se o noivo conhecer cada uma delas e souber qual é a mais indicada para o seu tipo físico e estilo, a missão fica mais fácil e natural.

 

Créditos: Alessandro Varella

 

Opções de trajes para noivos:

  • Terno:

Os ternos para noivo são a opção mais clássica para os noivos que não querem arriscar ou ousar demais. Para um casamento formal, o mais indicado é o terno, composto por calça, colete e paletó, podendo abrir mão do colete, se o casamento for mais casual. Quanto às cores, preto, chumbo e azul marinho são ótimas alternativas para casamentos à noite, enquanto bege e cinza claro são as melhores para os casamentos diurnos. A camisa branca e a gravata completam o look.

*Essa opção cai bem em qualquer tipo de corpo e nunca sai de moda.

  • Fraque:

O fraque é um paletó mais curto na frente com uma casaca comprida atrás, quase até a altura dos joelhos. É utilizado com calça riscada preta ou cinza, camisa branca com colarinho mais duro, colete cinza claro, gravata cinza ou prateada, mais larga.

*O fraque é uma ótima opção para noivos altos e magros.

  • Meio-fraque:

O meio-fraque tem uma casaca comprida na parte de atrás, que é menor do que o fraque. É composto por calça cinza com riscas pretas, paletó preto, colete e gravata cinza, com camisa branca.

*Segundo Gloria Kalil, no livro Chic(érrimo), esse traje só existe no nosso país e é o queridinho dos brasileiros.

  • Smoking:

É uma opção de traje semi-informal, muito utilizada pelos americanos. É um traje que se diferencia dos demais pelos itens que o acompanham como: gravata borboleta, camisa branca, laço preto e casaco preto ou azul escuro.

*No Brasil, o smoking não é indicado para cerimônias religiosas, sendo mais usual em festas black-tie à noite. Mas se o casamento for de dia e o estilo dos noivos combinar com smoking, o noivo pode escolher o summer, que é o smoking com paletó branco.

  • Casaca:

É um paletó curto na frente, sempre acompanhado de colete, com lapelas em seda ou cetim, com uma longa cauda atrás. Deve ser usado com calças pretas do mesmo tecido, com camisa branca gomada (com frente lisa e colarinho alto e gomado), e com botões de punho.

*É uma opção somente para casamentos muito formais realizados após as 21:00h.

 

3º mandamento: Não escolherás a roupa sem pensar nos acessórios de noivo.

Para que o look do noivo esteja em harmonia, é preciso pensar nos acessórios na hora de escolher a roupa do noivo. Por exemplo, se ele já tem sapatos e cintos pretos, ele pode escolher um traje preto, cinza ou azul marinho. Se ele tiver sapatos e cintos marrons, o traje deve ser bege ou areia. A gravata do noivo também deve ser levada em consideração. Com terno, o ideal é gravata prata ou branca, por exemplo. Os sapatos de noivo também merecem destaque, sendo que os mais fáceis de acertar são os sapatos pretos de couro.

 

 

4º mandamento: Não decidirás pela roupa de noivo considerando somente a moda.

O que está na moda não necessariamente é o que o noivo gostaria de usar no seu casamento. Portanto, não adianta a noiva escolher um estilo moderninho para o seu casamento, se o noivo não se sente bem com os trajes que combinam com esse estilo. Por isso, a decisão do estilo do casamento deve ser de comum acordo para que todos se sintam confortáveis nas suas roupas.

 

 

5º mandamento: Respeitarás o estilo do vestido da sua noiva para escolher o seu traje.

O traje do noivo deve seguir as mesmas linhas gerais do traje da noiva, ou seja, se o vestido é clássico ao estilo princesa, o ideal é que a roupa do noivo seja mais clássica, como um terno, por exemplo. Se a noiva optar por um vestido mais moderno ou Vintage, o noivo pode ousar mais na sua roupa, escolhendo um smoking ou paletó com gravata borboleta. Tudo é uma questão de planejar e combinar bem o estilo do casamento e dos trajes, para o casal ter ainda mais sintonia nesse dia.

 

 6º mandamento: Combinarás a sua roupa de noivo com o local e horário do casamento.

O horário e o local do casamento determinam principalmente as cores ideais para os trajes do noivo.

 

  • Casamentos matinais: 

Esse tipo de casamento pede trajes mais claros, como bege e cinza, além da camisa branca. As gravatas podem ser da mesma cor do terno ou ainda coloridas.

 

 Casamentos à tarde: 

As cores, para esse horário, podem ser mais escuras como o azul marinho, grafite ou preto, além a camisa branca.

 

 

Casamentos noturnos: 

Nesse horário, o preto e o chumbo são as cores preferidas dos noivos. A camisa é branca e a gravata pode ser cinza ou prata. 

 

 

Os casamentos realizados em locais abertos como praia e campo abrem espaço para tecidos mais leves, como linho e algodão, e cores mais claras, como bege e cinza claro. Se o casamento seguir um estilo informal e descontraído, o noivo pode se vestir com calça de linho e camisa branca e sem gravata, por exemplo.

 

 

Mas se o casamento for mais formal, de manhã ou de tarde, o indicado é terno cinza claro, com ou sem colete.

 

 

Já se o casamento ocorrer no final da tarde, o terno cinza escuro ou chumbo fica perfeito.

 

 

7º mandamento: Respeitarás os seis mandamentos anteriores e ganharás o Dia do Noivo.

O Dia do Noivo já é um serviço oferecido por muitos salões de beleza, não sendo mais privilégio somente das noivas. Pense bem, nada mais justo que o homem dos seus sonhos tenha um dia só para ele antes de ser seu maridão para sempre, não acha?

 

 

Até a próxima!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

BELEZA
CASAMENTO
CONTABILIDADE
DECORAÇÃO
EMPREENDEDORISMO
INDÚSTRIA
Mostrar Mais

Copyright© 2017 RedaçãoWeb

 (51) 99240.1288

 oficialredacaoweb