Brincadeiras para chá de panela

O chá de panela tem como objetivo fazer uma espécie de despedida de solteira para a noiva curtir com as amigas e mulheres da família. Além disso, essa tradição serve para ela ganhar utensílios para a casa (cozinha, banheiro e área de serviço) antes de se mudar com o seu noivo. Lembrando que esse é o objetivo tradicional, mas hoje existem outros tipos de chá de panela e outros presentes que a noiva pode ganhar de suas convidadas.

 

Existem algumas histórias para contar como surgiu essa tradição. Uma delas diz que inventaram o chá de cozinha para ajudar as noivas mais pobres a conseguirem um dote, porque somente assim poderiam arranjar um noivo. Com esse objetivo, os amigos da noiva se reuniam e juntavam uma enxurrada de dinheiro e mercadorias, fazendo jus ao nome do chá de panela nos EUA: “Bridal Shower”, que significa enxurrada para a noiva.

 

Outra história conta que a origem do chá de cozinha remonta a uma lenda holandesa, em que um pobre moleiro holandês se apaixonou por uma rica donzela. Como o pai da moça se recusou a financiar o casamento, os amigos do moleiro se juntaram e ofereceram coisas para eles mobiliarem a casa.

 

Hoje, felizmente nós mulheres não precisamos mais de dotes, apenas de um noivo (o que nem sempre é fácil de encontrar). Mas a tradição continua firme, sendo mais comum nos países ocidentais. O que mudou foi a variedade de tipos de chá, de presentes que a noiva ganha e de brincadeiras para essa data. Vamos ver tudo isso nesse artigo. Confiram!

 

Antes de falarmos nos tipos de chá, é importante explicar que chá de panela e chá de cozinha são a mesma coisa, só muda a forma de chamar esse evento.

 

Chá de panela ou chá de cozinha tradicional: é o chá em que a noiva ganha das convidadas utensílios para a casa.

 

Chá de lingerie: nesse chá, a noiva ganha roupas íntimas, como calcinha, sutiã, chinelinho, pijama, entre outros. Essa é uma opção para os casais que já moram juntos e já têm suas casas montadas.

 

 

Chá relógio: é um chá em que as convidadas, através do convite, ficam responsáveis por presentear a noiva com itens para a manhã, tarde ou noite. Por exemplo, se uma convidada receber o convite do chá com a palavra “manhã”, ela deve dar presentes relacionados ao café da manhã, como uma bandeja para café na cama, por exemplo.

 

Chá bar: nesse chá, o noivo e os amigos dele também participam. O seu noivo pode fazer um churrasco com algumas bebidinhas especiais e você a sobremesa. O casal pode dividir os convidados em dois ambientes no mesmo local, um para as meninas e outro para os meninos. Os presentes são utensílios para bar e churrasco, como coqueteleiras, copos, aventais divertidos, porta-aperitivos, etc.

 

 

O chá de panela geralmente é organizado pelas madrinhas, irmãs, mãe e melhores amigas da noiva. Como a agenda da noiva é atribuladíssima nesse período que antecede o casamento, o ideal é que o chá seja organizado por essas pessoas e não pela noiva.

 

Hoje, as redes sociais facilitam a comunicação entre as convidadas, que podem trocar ideias e combinar os preparativos e brincadeiras, sem perderem tempo com reuniões.

 

A decoração do chá de cozinha depende muito do orçamento dos noivos e do tempo disponível para a organização desse evento.

 

Muitas noivas optam por uma decoração cheia de detalhes, com convites e lembrancinhas seguindo um mesmo tema e cores. Vamos combinar que nós mulheres adoramos detalhes, não é mesmo?

 

Falando em detalhes, duas gostosuras que servem também como decoração são os cake pops (bolo no palito) e os famosos cup cakes, que podem ter diversas cores e estar enfeitados com o tema do chá. Todo mundo adora.

 

 

 

Sabe aquelas brincadeiras tradicionais para chá de panela em que a noiva tinha que adivinhar os presentes, senão, pagaria prendas ou era toda pintada? Estão cada vez mais raras. Hoje, as noivas preferem brincadeiras mais leves e que envolvam as convidadas também, sem o risco de alguém se constranger. Hoje em dia, há uma variedade incrível de brincadeiras para chá de cozinha, para todos os gostos e estilos. Vamos conferir algumas delas.

 

Bingo das bolsas: 
Cada convidada fica com a sua bolsa e alguém pede um item como batom, escova, espelho ou uma foto do marido. Quem tiver o item ganha um prêmio.

 

Eu nunca: 
As participantes ganham uma quantidade igual de balinhas ou chocolates. A noiva conta uma situação ou alguma coisa que ela nunca fez. Se a convidada já fez essa coisa, ela come um dos doces. Quem, no final da brincadeira, estiver com mais doces, ganha um presente. É uma das brincadeiras para chá de panela mais divertidas!

 

Você conhece suas amigas?
Cada convidada leva um papel com alguma história que aconteceu entre ela e a noiva. Todas sentam em círculo e colocam os papéis em um saco. Uma amiga por vez sorteia um papel e lê a história. A noiva tem que acertar quem foi a autora. Se não acertar, as convidadas decidem a prenda que ela deverá pagar.

 

Entrevista com o noivo:
As organizadoras gravam um vídeo com o noivo fazendo uma lista de perguntas para a noiva, que, se no chá não acertá-las, paga uma prenda.

 

Quem é quem:
As convidadas levam fotos de quando eram pequenas e a noiva deve adivinhar quem é quem, senão paga uma prenda ou ganha brindes, se acertar.

 

Brincadeiras de chá bar

Se o chá tiver também os meninos, o ideal é que as brincadeiras envolvam o casal. Uma opção é o jogo do quem se conhece mais. Um convidado faz uma pergunta ao casal do tipo “Onde vocês se conheceram?” e cada um escreve a resposta em um papel. Se o casal não acertar a resposta um do outro, paga uma prenda.

 

Gincana

As convidadas são divididas em grupos, e cada um deles distribui uma sacola com esmalte, fio dental, escova de cabelo, etc. Depois, cada grupo procura nas bolsas e no local esses itens, e o que tiver encontrado mais, ganha a gincana e um prêmio.

 

Álbum de fotos

Cada convidada leva uma foto com a noiva e escreve a história daquela foto atrás dela. As madrinhas podem presentear a noiva com uma caixinha de fotos ou um álbum e colocar as fotos nele. Sem dúvida, será um presente inesquecível.

 

Primeiro livro de receitas

Cada convidada leva uma receita, que será pendurada em um varal e, após o chá, serão reunidas em uma caixinha de receitas personalizada para a noiva.

 

Feitiço contra o feiticeiro

As convidadas fazem uma lista de prendas que gostariam que a noiva pagasse no chá, com a assinatura em cada sugestão. Todos os papéis serão recolhidos e sorteados alguns deles. Surpresa: quem tiver sua sugestão sorteada pagará ela mesma a prenda, e não a noiva!

 

Barbante

A organizadora fica com um novelo de lã ou barbante na mão e cada convidada corta um pedaço da lã do tamanho que quiser e guarda. Cada uma se apresenta e conta como conheceu a noiva ou o noivo, enquanto enrola o barbante. É uma das brincadeiras para chá de panela mais simples e fácil de fazer.

 

Bingo de casamento:

As convidadas ganham cartelas com os presentes que a noiva pediu para o chá. À medida que ela vai abrindo os presentes, as convidadas vão marcando na cartela. O prêmio fica para quem fechar antes a cartela inteira.

 

Que celebridade eu sou?

Cole o nome de uma celebridade nas costas de cada convidada, que deve tentar adivinhar que celebridade ela é, através de perguntas que podem ser respondidas por sim ou não.

 

Imagem e ação:

A organizadora escreve um filme de casamento em cada papel e colocá-os em uma urna para sorteio. As convidadas são divididas em 2 equipes. Cada participante pega um papel e faz mímica ou desenha para que os outros adivinhem o nome do filme (em 1 minuto). Se ninguém acertar da equipe, os pontos vão para a equipe adversária. A equipe vencedora ganha um brinde ou o direito de aplicar um castigo aos adversários.

 

Conselhos para a vida a dois:

Cada convidada escreve um conselho para a vida dos noivos em um papel. A noiva lê cada um em voz alta e tentar adivinhar quem a autora de cada conselho. Após a brincadeira, os papéis podem ser presos em um mural ou colados em um caderno de recordações e oferecido de presente para a noiva.

 

Além das brincadeiras para chá de panela, a noiva pode oferecer algumas atividades para as convidadas participarem, como uma aula de culinária, curso de maquiagem ou de dança. É um mimo que as convidadas adoram receber!

 

 

Muitas noivas têm dúvidas quanto ao que pedir de presente no seu chá. A lista de presentes ou o enxoval para chá de panela depende do tipo de evento escolhido. Se for um chá de lingerie, a noiva informa às convidadas o tamanho que usa e os itens que gostaria de ganhar. Se for um chá de panela tradicional, o mais prático é que a noiva deixe em uma loja especializada a lista de presentes.

 

Confira algumas sugestões para você criar a sua lista de presentes:

  • Talheres de cozinha (concha, colher, escumadeira, espátula, garfo grande, faca de pão, faca de legumes, faca de carnes, colher de sorvete, corta pizza);

  • Mesa (manteigueira, porta adoçante, açucareiro, porta guardanapos, porta queijo ralado, porta bolo, cesta e tábua para pão, descansa pratos e descansa talheres);

  • Pia (escorredor de louças, porta detergente, esponja e sabão, lixeira de pia);

  • Temperos (galheteiro, porta condimentos, saleiro);

  • Jarras (para água e suco);

  • Café (garrafa térmica e canecas);

  • Forno (formas, refratários e assadeiras);

  • Potes (sempre são úteis);

  • Microondas (jarra, prato e tampas);

  • Dia a dia (avental, panos de prato e luvas);

  • Churrasqueira e bar (tábua de carnes, bacia de madeira, saca rolhas, descansa copos, garfos e facas para aperitivos, petisqueira, tábua para queijos, avental masculino, limpa grelha, garfo para churrasqueira).

Seja como o for o seu chá, o que importa é que você e suas convidadas se divirtam e curtam cada momento. Com criatividade e humor, o seu chá tem tudo para ser um sucesso! Tem prévia melhor para o seu casamento?

 

 

 

Até a próxima!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

BELEZA
CASAMENTO
CONTABILIDADE
DECORAÇÃO
EMPREENDEDORISMO
INDÚSTRIA
Mostrar Mais

Copyright© 2017 RedaçãoWeb

 (51) 99240.1288

 oficialredacaoweb