Bolos de casamento e seus encantos

Com vocês, os bolos de casamento!

 

Os bolos de casamento são quase tão importantes quanto os vestidos das noivas, inclusive, muitos são confeccionados imitando o vestido. Decorativo ou comestível, o bolo de noiva atrai olhares e suspiros para a mesa de doces, enriquece e embeleza a decoração do casamento, fecha com chave de ouro a comilança gostosa da festa (no caso de ser comestível), além de sustentar topos de bolo criativos, que dão um toque de irreverência e beleza para essa grande comemoração que é o casamento.

 

 

A origem dos bolos de casamento está relacionada ao tipo de cultura que conta a história. Por exemplo, na Roma antiga, os romanos levavam para os casamentos bolos preparados com farinha, sal e água, e os partiam nas cabeças das noivas, a fim de atrair fertilidade e abundância. Curioso, não é mesmo? Na Idade Média, cada convidado levava um pedaço de bolo e empilhava-o em uma mesa para que os noivos se beijassem por cima dessa torre de bolo, atraindo fartura e sorte para o casal. Eu, particularmente, prefiro a segunda tradição.

 

O bolo de casamento como vemos atualmente teve origem na França, onde surgiram os primeiros bolos de vários andares decorados com glacê. O que mudou hoje é a incrível quantidade de modelos, cores e recheios dos bolos de noiva, o que pode deixar as noivas um pouco confusas. Para lhe ajudar nessa escolha tão gostosa, separei as principais tendências, modelos, cores, recheios e diferentes tipos de topo de bolo de casamento. Inspire-se!

 

 

Recheios de bolos de casamento:

Um bolo de casamento apresenta geralmente dois tipos de recheio, que variam conforme o gosto do casal. Entre os recheios de bolo de casamento mais pedidos, estão baba de moça, damasco, doce de leite, limão, geleia de frutas, brigadeiro e mousse de chocolate. O fator estação do ano também é importante no que se refere aos recheios. No inverno, escolha opções mais pesados como de nozes e castanhas e, no verão, recheios de coco e abacaxi devem ser evitados, porque azedam mais rápido que os outros recheios.

 

Outra dica é combinar o recheio com os pratos e sobremesas servidas na festa. Se o bolo for a única sobremesa, o recheio pode ser mais elaborado como brigadeiro ou trufa. Se tiver outras sobremesas na festa, opte por recheios de frutas. A massa do bolo de casamento também deve combinar com o recheio. A massa branca é a mais comum, mas a massa de pão-de-ló e a escura combinam mais com o recheio de brigadeiro, trufas ou baba de moça. Antes de decidir pelo recheio e pela massa do seu bolo, não abra mão de degustá-los em vários fornecedores e de ver fotos dos bolos que eles fazem.  

 

As cores dos bolos de casamento:

O mais comum em um casamento é vermos o bolo de noiva tradicional branco. As outras cores geralmente ficam limitadas ao topo do bolo ou nos detalhes em torno dele. O branco com certeza combina com todos os tipos de decoração, mas, para os noivos que querem inovar nesse quesito, o bolo pode ter outras cores e até mesmo estampas. Você já pensou em fazer um bolo com o mapa do local onde vocês se conheceram? Ou quem sabe com a foto do casal estampada no bolo? A criatividade sempre enriquece um casamento, tornando-o único. Vale à pena tentar!

 

 

 

Topo de bolo de casamento:

Um item que está dando o que falar nos casamentos é o topo de bolo, que tem sido visto em vários formatos e temas! Personagens de desenho animado, pássaros, ursinhos de pelúcia, bonecos feitos de porcelana, crochê ou até mesmo com peças de Lego. Não importa como for, o essencial é que o topo do bolo do seu casamento represente e identifique o casal. Dependendo do seu objetivo, o topo de bolo de casamento pode ser irreverente, engraçado, meigo, romântico ou moderno. Veja alguns exemplos:

 

 

 

 

 

Quanto aos modelos de bolos de casamento, existe uma infinidade de opções para inspirar a sua escolha. Uma tendência para bolos de casamento é usar e abusar das flores (comestíveis, de verdade ou decorativas). As flores deixam o bolo mais alegre e romântico, além de muito mais bonito! Veja alguns modelos:

 

 

 

 

 

 

O bolo imitando o vestido da noiva também é uma tendência que veio para ficar. Renda, pérolas, laços e broches ficam divinos nos bolos de casamento!

 

O bolo com várias camadas é um clássico e indispensável para os noivos que querem chamar a atenção para o seu bolo de casamento. O bolo pode ser somente decorativo, sendo que o verdadeiro fica na cozinha, sendo servido na hora adequada. Ou, se forem servidos sobremesa e doces durante a festa, o bolo de verdade é dispensável. O que não pode faltar é a figura do bolo de casamento, ou seja, pelo menos o bolo decorativo deve estar presente para encantar ainda mais seus convidados.

 

 

 

Os bolos estão ganhando cada vez mais camadas, por isso, não estranhe se você se deparar com os bonecos do topo do bolo descansando no andar de baixo.

 

 

Não se esqueça da tradicional foto dos noivos cortando o bolo, mas, se quiser inovar, essa foto pode ficar bem divertida e original.

 

 

 

 

Outra tendência linda que você já deve ter visto aqui no blog são os naked cakes (bolos nus), sem cobertura. São simples e sofisticados e fazem a cabeça de muitas noivas.

 

 

 

Você já deve ter percebido que, quando o assunto é bolo de casamento, a inovação é a grande missão de noivos e decoradores. Seguindo o conceito dos jardins suspensos, muito usados nos casamentos atuais, surgiu o Hanging Wedding Cake ou bolo de noiva suspenso. Os convidados terão a sensação de que o bolo caiu do céu! Com certeza, o bolo será o segundo grande UAU do seu casamento (o primeiro é, obviamente, a entrada da noiva)!

 

Mas lembre-se de conversar com o decorador e verificar se ele possui as peças necessárias para esse trabalho, além de saber se a estrutura do local onde o bolo irá ficar permite prender a peça que o irá sustentar no teto.

 

 Hanging Wedding Cake | Crédito: Styleunveiled

 

Delicie-se!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

BELEZA
CASAMENTO
CONTABILIDADE
DECORAÇÃO
EMPREENDEDORISMO
INDÚSTRIA
Mostrar Mais

Copyright© 2017 RedaçãoWeb

 (51) 99240.1288

 oficialredacaoweb