Marketing para prestadores de serviços

Quem é prestador de serviços sabe das dificuldades em se abrir e, principalmente, em se manter um negócio próprio. Quando você já tem toda a estrutura montada, vem a questão crucial para qualquer empreendedor: como prospectar novos clientes?

Essa questão não pode ser encarada como uma simples dúvida, simplesmente porque ela pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu negócio.

Se o caminho que você escolheu foi o do sucesso do seu empreendimento, você deve dar uma atenção maior ao Marketing, pois ele desempenha um papel fundamental quando falamos de prospectar e manter seus clientes.

Dicas para utilizar o Marketing na prospecção de clientes:

1. Peça para uma agência de publicidade ou para um profissional da área para criar uma logomarca para a sua empresa. Uma logomarca contém o nome da empresa, um slogan que explique o que você faz, e um símbolo, se considerar necessário. É importante que a logomarca seja adequada ao seu negócio, em sintonia com as cores e o tipo de letra.

2. A mesma agência ou profissional pode criar um layout padrão para o material de expediente da sua empresa: cartão de visita, pasta, caneta, envelopes e folha timbrada com a logomarca da sua empresa.

3. Crie um folder institucional da sua empresa, com um breve histórico, as soluções oferecidas e os canais de contato.

4. Crie um site ou um blog e crie uma página nas redes sociais onde seu público-alvo está. Monitore diariamente todos esses canais, respondendo aos contatos e publicando conteúdo relevante (artigos sobre temas que seus clientes se interessam).

Agora que você já sabe como prospectar clientes através do Marketing, lembre-se que, mais importante do que conquistá-los, é mantê-los. E para isso, você precisa focar no atendimento que a sua empresa está oferecendo ao seu cliente.

Um prestador de serviços vende serviços ao invés de produtos, por isso, ele deve dominar todos os aspectos que abrangem o serviço e a sua percepção de qualidade por parte dos clientes. A qualidade de um serviço não é facilmente mensurada como em um produto, que podemos pegar e testar. Um serviço pode ser avaliado pelo cliente através de fatores como o atendimento ao telefone, o atendimento do vendedor ou consultor, o pós venda.

Algumas vezes, principalmente quando o negócio está começando, é o próprio empreendedor que executa todos esses papéis, podendo garantir a qualidade em todas as frentes. Porém, à medida que o empreendimento começa a crescer, é comum o empresário contratar pessoas para as diferentes funções, perdendo o controle sobre a qualidade de todas as etapas.Por isso, treine bem seus colaboradores e acompanhe sempre que puder o atendimento aos clientes.

 

 

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